quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Um Pouco Sobre o Cieja

Olá pessoal! Vamos á primeira matéria do blog?
Vou falar um pouco sobre aonde estou estudando há quase dois meses: o Cieja.
Primeiro: o que é Cieja?
Cieja é a abreviação de Centro Integrado de Ensino de Educação de Jovens e Adultos.
O Cieja é uma escola que recebe pessoas com as mais variadas deficiências (desde a física até a intelectual), idosos que não puderam estudar por diversos motivos - teve até uma senhora de 94 anos - , estudantes expulsos das escolas e até ex-presidiários que se arrependeram e estão querendo voltar a estudar pra 'ser alguém'. Com isso, o Cieja só prova que sempre podemos recomeçar.
O Cieja funciona assim: você faz a matrícula normal, depois de uma avaliação - eles avaliam o seu grau de conhecimento e você vai pro módulo. Dependendo do seu grau de conhecimento e dificuldade, você não vai direto pro módulo. Você vai pra uma sala e eles vão te avaliar por alguns meses, se for o caso, apenas duas vezes na semana. Não funciona com série, é módulo. Cada módulo representa duas séries seguidas e dura um ano. Depois você passa pra outro módulo até acabar o Ensino Fundamental. Não tem Ensino Médio.
Módulo 1: 1º e 2º série
Módulo 2: 3º e 4º série
Módulo 3: 6º e 7º série
Módulo 4: 8º série
Cada sala parece uma casinha. As mesas são redondas e grandes, aonde pode sentar 4 ou 5 na mesma mesa.  Cada sala tem duas ou três mesas. Eles acreditam que sentando juntos em uma mesa grande, podem aprender e ajudar um ao outro, o que acho bem interessante.
O Cieja tem a sala SAAI (Sala de Apoio e Acompanhamento á Inclusão) aonde só tem pessoas com deficiência intelectual ou visual e aonde você pode ser avaliada por alguns meses.
Você só pode ser matriculado a partir dos 15 anos. Quem tiver muita dificuldade tem perua pra levar e trazer.
O Cieja é um lugar aconchegante. Tem vários passeios, para vários lugares. Tem uma balada por mês, sem droga nem bebida alcoólatra.
Tem a rádio que é transmitida aqui.
E os horários são bem flexível e é apenas duas horas e meia que você fica lá.
Ou seja, o Cieja é um lugar maravilhoso! Como eles mesmo dizem: Um lugar de cantos e encantos, contos e encontros.
Tem também o blog aonde você pode saber de tudo e todas as informações Blog do Cieja Campo Limpo.
Quer saber da história do Cieja? Clique aqui.
Teve até uma reportagem no 'Esquenta' falando sobre o Cieja, clique aqui e aqui para assistir. Não gosto do programa mas assistir só a parte que fala do Cieja.
Ai vocês me perguntam: tem Cieja no Brasil todo? Infelizmente não! Só tem aqui em São Paulo, tem 13 Cieja's espalhados, um em cada municipo. Mas tem o Eja que é em todo o Brasil, inclusive em São Paulo. Só tem a noite e que não sei como funciona, pesquise no Google rs.
Eu estou na sala SAAI passando pela avaliação, só o ano que vem vou pro módulo. Acho que vou pro 3º ou 4º módulo. Se eu for pro 4º ficarei triste por não poder ficar lá mais tempo. Mas quem quiser, também, se a dona Eda, a diretora, permitir, pode ficar a vida inteira lá rs. Mas quero ir e posso ir mais longe.
Ou seja, o Cieja é um lugar maravilhoso! Como eles mesmo dizem: Um lugar de cantos e encantos, contos e encontros. Estou amando estar lá. Quando chego em casa, sou outra pessoa. Minha mãe está super feliz em me ver assim.
Vou postar aqui, quando eu tiver, depoimentos de pessoas que terminaram o Ensino Fundamental no Cieja. Ficarei devendo essa, viu? rs
Tirei essas informações do blog, do professor Billy e do professor Diego.
Vou ficando por aqui...
Beijinhos ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário